segunda-feira, 23 de março de 2009

Blogquest 1 - Learning English


INTRODUÇÃO

Olá! Meu nome é Débora. Eu sou professora de Inglês Instrumental (ESP) nos Cursos Técnicos da Escola Estadual Profª Maria Rocha em Santa Maria (RS).

Eu e a minhas turmas dos Cursos Técnicos em Informática, Contabilidade e Secretariado vamos criar blogs para podermos aprender inglês interagindo com amigos virtuais.

O que vocês pensam sobre disso?

Vocês gostariam de participar dessa aventura online?

Eu espero que vocês gostem disso!

Bem! Vamos lá! É hora de começarmos as atividades!

Nessa Blogquest vocês irão explorar o conceito de Blogs e visitar alguns Blogs interessantes. Posteriormente, vocês serão convidados a criar um Blog pessoal. Então, leia as orientações das tarefas e, em seguida, siga as instruções do processo para desenvolver o trabalho.

TAREFAS

A tarefa de vocês é explorar o que são blogs, visitar e analisar alguns blogs de uma Comunidade Virtual de estudantes de vários lugares do mundo.

PROCESSO

Para o bom andamento do trabalho, siga os passos:
Passo 1: Assista o video sobre blogs. Depois, discuta com o grupo:
a) O que são blogs?
b) Para que servem os blogs?
c) Qualquer pessoa pode criar um blog?
d) Como criar um blog?

Passo 2: Agora, vamos analisar um blog para descobrirmos quais são as carcterísticas que estão presentes nele. O blog que vocês irão visitar está indicado nos recursos.

Preste atenção nos seguintes itens:
a) O que é postagem?
b) O que são os comentários?
c) Como as postagens são organizadas?
d) O que é perfil?
e) O que são links?
f) O que são os arquivos?

Passo 3: Agora é a hora de visitar e analisar alguns blogs criados por estudantes de vários lugares do mundo. A CVA que vocês deverão visitar está indicada nos recursos.

Passo 4: Depois de vocês terem se divertido com o "passeio" pelos blogs, escolha um (em inglês) que tenha gostado e anote algumas informações:
a) Qual o nome do blogueiro?
b) Quantos anos ele tem?
c) De onde é?
d) Com quem mora?

e) O que conta sobre a família? Se tem irmãos, irmãs...?
f) Quais são suas preferências (música, esporte, hobby ...)?

g) Quem são seus melhores amigos?

Passo 5: Acesse os sites indicados nos recursos. Ouça e faça uma leitura com bastante atenção e depois anote, em seu caderno, o que você conseguiu entender. Então, vamos compartilhar com os colegas o que vocês conseguiram descobrir sobre blogs. Conte tudo ...

RECURSOS

1º passo: Eis aqui o primeiro blog que vocês deverão acessar.

Ouça o vídeo sobre "BLOGS IN PLAIN ENGLISH"
http://miriamsalles.info/wp/?p=384

Ouça o vídeo sobre "Como iniciar um blog?"


2º passo: Eis aqui o blog que vocês deverão analisar.

3º passo: Eis aqui a CVC de blogueiros que vocês deverão visitar. Procure ler os blogs em inglês.


4º passo: Sugestões de alguns blogs interessantes para visitar e analisar.

Learning English on the web: http://deboractura.edublogs.org/


AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados conforme os seguintes critérios:
- Utilizar de forma adequada os materiais e equipamentos de laboratório.
- Realizar as tarefas de acordo com as propostas de trabalho.
- Cooperar e ser solidário na convivência em grupo.
- Respeitar a individualidade do grupo de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário